Apresentaremos as principais definições associadas aos Teoremas de Lindström e a estratégia de prova dos mesmos. Será, também, apresentada uma versão para as lógicas modais.
Realizados em conjunto pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia do IFCH e pelo Grupo de Lógica Teórica e Aplicada (GLTA), os Seminários de Lógica (Seminários de Programa e Colloquia Logicae) ocorrem usualmente às quartas-feiras, desenvolvendo intensa programação sobre o tema.
Translate
10.10.12
9.10.12
10/10 - Pedro Lemos
Futuro Aberto e Necessidade Relativa: proposta de uma semântica de acessibilidade variável para análise de Futuros Contingentes
O tema do seminário discute o problema dos futuros contingentes em uma de suas formas mais virulentas para a compreensão que temos de nossa experiência do tempo. Há um assombro que parece nos abater da seguinte maneira: por um lado, temos a intuição de que o futuro é aberto, e que portanto, existem sentenças sobre o futuro que são propriamente contingentes, isto é, que é possível que o mundo seja atualizado para satisfazer a sentença, tanto quanto possível que seja atualizado para satisfazer sua negação. Por outro lado, quando nos imaginamos no futuro, acessando a sentença afirmada no passado, quando ela se prova verdadeira (ou falsa), somos solicitados a crer que já era desde então necessário que ela fosse verdadeira (ou falsa). Ambas as intuições, embora isoladamente plausíveis, são conjuntamente incompatíveis.
Desse modo, a primeira fase do seminário se concentra em discutir a maneira como alguns argumentos clássicos nos conduzem a considerar seriamente tal incompatibilidade (como o de Aristóteles e o Argumento do Dominador, de Diodorus Cronus). Numa segunda fase, proponho uma semântica de acessibilidade variável comoalternativa capaz de dissolver a incompatibilidade, ao tratar sentenças futuro contingentes. Consideraremos um frame de tipo T x W, proposto por Richmond Thomason (1984)1, construindo então um modelo munido de recursos para relativização daacessibilidade, inspirados em uma proposta de John MacFarlane (2003)2. Desse modo, daremos as condições de satisfação para o modelo epretendemos mostrar, ao final, como a noção de necessidade dos argumentos deterministas não é incompatível com a noção de contingência do indeterminismo; reconciliando duas intuições que, em nossa opinião, não são afinal incompatíveis.
1. THOMASON, R. H. (1984): Combinations of Tense and Modality. In: GABBAY, D. et al. Handbook of Philosophical Logic. Extensions of Classical Logic. Vol. 2. D. Reidel.
2. MACFARLANE, J. (2003): Future Contingents and Relative Truth. In: The Philosophical Quarterly. pp221-236.
1.10.12
03/10 - Márcio Moretto Ribeiro
Título: Uma introdução a complexidade computacional
O seminário desta semana será didático. O tema será Complexidade Computacional. Complexidade computacional é um tema de interesse tanto para ciência da computação quanto para lógica estando intimamente relacionado com a área de Computabilidade.
O seminário desta semana será didático. O tema será Complexidade Computacional. Complexidade computacional é um tema de interesse tanto para ciência da computação quanto para lógica estando intimamente relacionado com a área de Computabilidade.
Algumas definições inicias serão apresentadas e alguns resultados clássicos como o teorema da hierarquia e o teorema de Cook serão discutidos. A apresentação focará em classes de complexidade de tempo (principalmente P e NP), classes de complexidade de espaço (NL, PSPACE etc.) não serão tratados no seminário.
Assinar:
Postagens (Atom)