Translate

27.10.13

30/10 - Rafael Testa

Revisão de crenças em lógicas paraconsistentes:
Novas perspectivas à justificativa coerentista?

Rafael Testa

A revisão de crenças estuda como agentes racionais mudam suas crenças ao receberem novas informações. O trabalho mais influente desta área é a teoria apresentada por Alchourrón, Gärdenfos e Makinson. Nesse trabalho, conhecido como paradigma AGM, foram definidos postulados de racionalidade para os diferentes tipos de mudança de crenças. Desde então a área de revisão de crenças foi influenciada e desenvolvida por diversas disciplinas tais como filosofia, computação e direito.
Trabalhos recentes mostram como o paradigma AGM pode ser compatível com algumas lógicas não-clássicas. Neste seminário veremos como os resultados AGM podem ser aplicados às lógicas paraconsistentes (pontualmente utilizamos como ponto de partida extensões de mbC, uma lógica da inconsistência formal). Serão expostos resultados que garantem a validade dos postulados clássicos a determinadas construções e, quando este não for o caso, diferentes postulados são propostos. Ao final analisaremos a justificativa coerentista proposta por Gärdenfos para a racionalidade dos postulados AGM e discutiremos as contribuições da perspectiva paraconsistente  a estes critérios.

Não será esperada familiaridade com a teria AGM, porém aos interessados em enriquecer a discussão final sugiro a leitura da entrada da SEP referente ao assunto:

Sobre LFIs:

Um comentário:

  1. Conforme prometido, segue o Teorema da Representação.
    Obrigado pela presença e comentários.

    https://sites.google.com/site/rafaeltesta/Home/research/files

    ResponderExcluir